Eu preciso de um pedalboard ?


A importância de um pedalboard


Não existe nada pior para um guitarrista ou baixista do que escolher os seus pedais, mas esta é apenas a parte boa desta história, porque a partir daí vem a hora de configurar seu Pedalboard, um tremendo pesadelo ! Começam as dores de cabeça: Cabos, ligações, peso, transporte, alimentação, mal contato, quantos pedais devo usar, enfim: só dores-de-cabeça.
guitarratecnica.com - Eu preciso de um pedalboard



Vamos lá:
Se você quer um Set de pedais decente, no mínimo você precisará de um pedalboard, isto é tão certo quanto 2 + 2 = 4, um pedalboard é indispensável,e é claro que pedais são indispensaveis no set.

Mas caso você não queira um pedalboard, pode ter certeza que você terá muito trabalho e problemas, pois você precisará plugar e desplugar todo o seu set, que além de ser totalmente incômodo, nos desgasta, dá trabalho e na verdade é chato demais. E quem é que quer chatices ?

Então, como montar um set de pedais simples ?


A príncipio uma prateleira (madeira) de pelo menos 60 cm de largura, acomoda uns 5 ou 6 pedais tranquilamente. Depois de um tempo (ou não), você pode investir em algo mais bonito ou profissional se preferir.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

Eu já tive e tenho alguns pedalboards, pois tenho a mania de montar e desmontar meu set trocando a ordem dos pedais e testando os novos.

Ok, ok, sei que é um vício, mas vou fazer o que não é ? Isto é mais forte que eu...

Duas dicas preciosas para seu pedalboard ser funcional: 

#1 - Invista em cabos – Não economize naqueles pequenos cabos de plugar um pedal no outro. Se você optou em usar pedais ao invés de multi-efeitos (que é uma matéria longa que estou preparando), faça a coisa certa e invista em cabos de qualidade. Preste atenção, cabos de baixa qualidade produzem chiado, roubam sinal, produzem mal contato, e o pior: quando você mais precisa deles, eles lhe deixam na mão.

#2 - Fonte/Alimentação – você deve dedicar uma boa atenção a fonte que usará em seus pedais, confira o consumo de cada pedal e some todos eles, veja o resultado e trace o perfil da fonte que precisará.

Quais são os pedais essenciais para um set de pedais ?
Bem, esta é uma pergunta difícil de responder. Eu por exemplo uso um afinador, phaser, chorus, overdrive, distortion e booster, amp, nesta ordem mesmo.

Uma única fonte de 200mA pode não dar conta de alimentar todos os seus pedais. Pense numa fonte de pelo menos 600mA em diante, nada muito caro, mas precisa ser boa, senão a fritadeira ou as abelhas aparecem, e chiados além do normal não são nunca bem-vindos não é ?

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !