Instrumento, Pedal ou Amplificador ?

Quem é mais importante para o timbre ?

Esta é uma questão importante e difícil de responder.
Certamente pensamos (com cautela) onde investir nosso dinheiro para construír o timbre dos sonhos. A única coisa que eu descreverei aqui são alguns pontos de vista, e então você mesmo pode tirar suas conclusões.

Aprender a tocar melhor, com mais técnica e mais feeling certamente ajuda, mas não basta só isso. Vamos assumir que você já toca muito bem, porém ainda está tentando construír seu timbre.

Amplificador:
Se você possui um amplificador com alto-falante menor que 12" tudo se torna mais difícil, pois as frequências graves não são reproduzidas em toda a sua totalidade com alto falantes menores que 12".

Com um alto-falante de 10" já dá para se tirar bons sons dentro de casa e estudar com um timbre bem razoável, porém com um de 8" nem pensar, estive lendo estes dias um artigo sobre alto-falantes no Blog Louco Por Guitarra :e realmente é algo que todos deveriam ler obrigatoriamente, o artigo é em duas partes.

Pedais:
Não importa quantos você tem ou usa, são coisas que soam bem um dia e no outro já não são tão agradáveis, nosso ouvido (e cérebro) pregam estas peças, meu timbre dos sonhos costuma durar cerca de 2 meses, talvêz um pouco mais...

O problema é do ser humano: estamos satisfeitos em um determinado dia, mas no outro com um fenômeno chamado de Acomodação Auditiva, nosso timbre de ontem já não é tão dos sonhos, falta algo...

A dica que dou é: anotar em uma planilha seus ajustes de timbre, do amplificador e pedais com datas e verificar quanto tempo você fica tocando com eles. Eu faço isto desde sempre e depois comparo com outros timbres.

Desta forma você também nota sua progressão pois há timbres que provavelmente você adorava e pode achar embolado ou sujo (ou os dois) atualmente. Se você achou isso de algum timbre antigo pode ser que fosse sujo e embolado mesmo, ou apenas não te agrade mais, eu deleto (apago) quando isso acontece.

Mas haverão anotações de timbres feitas por você que serão suas referências futuras e isto ajuda muito, faça e se surpreenderá com os resultados, é garantido.

Instrumento:
Não é necessário ser instrumento TOP para se têr um bom timbre, mas precisamos atentar para alguns detalhes como: Confortabilidade, Afinação e Ação das cordas...

Vamos por partes: O Instrumento precisa ser confortável, mas como descobrir isso ? O Instrumento precisa ser confortável pra você.

Antes de comprar teste o dos seus amigos, vá a algumas lojas peça para ver ou testar, e leia; leia bastante sobre os que lhe interessam. Eu adoro braços finos como os da Ibanez RG, sempre foram os meus prediletos, é o que eu me adaptei bem, é confortável para eu tocar os estilos que gosto, isso basta.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

Quanto a afinação do instrumento, ainda não peguei nenhuma guitarra que afine 100% perfeita, e isto não é só eu que digo, são vários músicos amigos e outros famosos por aí.

Afinando as oitavas e usando o afinador dá para notar-se certos tons fora da afinação, imagine não usar afinador e confiar só nos ouvidos ? Não leu sobre acomodação auditiva ?

Vamos a ação das cordas: Se você já toca há algum tempo já deve têr seu padrão de ação pré estabelecido, senão possui um padrão dê uma lida aqui: e tome isto como referência.

Mesmo assim, regule da forma que lhe for mais confortável, só dá pra saber tocando direto, eu uso Very Low Action segundo algumas tabelas, minha corda #01 é abaixo de 1.0mm e a #06 é algo em torno de 1.0mm, não chega a 1.1mm, realmente baixo, mas é o que funciona pra mim na guitarra, escolha também o tipo de ponte que deseja, eu prefiro pontes fixas. Violões são diferentes pois possuem outros padrões.

Posso afirmar com certeza absoluta, que não importa quão bom você seja, se seu equipamento não for razoável, você não soará bem.

O segredo é testar sempre, estudar e se aperfeiçoar, se você parar, vai ficar estagnado e se sentirá sempre como se estivesse começando a tocar.

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !