Eu preciso de um pedal Buffer ?


Um pedal de Buffer é importante

Buffers ajudam ou auxiliam compensando perda ou degradação do sinal de seu instrumento...
Pedal-de-buffer


Um pedal de Buffer é melhor aproveitado se usado no início da cadeia, antes de todos os pedais, e sua intensão é preservar a integridade do sinal ao máximo que puder para entregar tão perfeito quanto puder o sinal de seu instrumento ao seu amplificador, mantendo o seu timbre o mais intacto possível.

Se o cabo de seu instrumento entra em seu pedalboard com até uns 5 pedais contando com o pedal afinador, em seguida sai para o seu amplificador e não ultrapasssa um total de 7 a 8 metros de cabos somando tudo, provavelmente você não precisa de um. É uma conta que uso a anos com total segurança (mesmo assim testo sempre).

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

No entanto; se você testa como eu, e ao retirar o cabo de seu instrumento e ligá-lo direto ao amp sem passar pela cadeia de pedais você nota um aumento ou degradação de sinal muito influente em seu timbre, está na hora de adotar um pedal Buffer pois o sinal está sofrendo alteração demasiado e não há timbre ou tone que resista a isso. Não esqueça de mantêr seus conectores limpos também.

Faça este teste: pegue seu instrumento e ligue-o de vêz em quando direto ao amplificador com um cabo que não ultrapasse uns 4 metros e toque por bastante tempo direto no amplificador. Quando acostumar a isso, ligue-o de novo até sua cadeia de pedais sem ligar nenhum pedal e sinta a diferença. É um teste simples, porém muito funcional.
Tenha em mente que um buffer funciona como um circuíto ativo eliminando sinal excessivo e/ou compensando a perda de sinal apenas, não amplifica nem reduz ganho. Buffers não ressaltam ou amplificam frequências como Boosters fazem, apenas nivelam.

Outra coisa que é bom lembrar é que alguns pedais já são buffereds, às vêzes isso ajuda e em outras é um problema, principalmente pela baixa qualidade destes buffers internos nos pedais. Testar sempre é a melhor opção.

Se você têm um pedal que já é buffered e conecta um pedal de buffer em sua cadeia isso pode lhe trazer problemas com alteração de seu timbre, pois o mesmo começa a têr efeitos contraditórios.


Caso não tenha um Buffer pode usar um Booster Clean, não é a mesma coisa, alguma pequena frequência e ganho é ressaltado com o uso de um Booster, mas ajustando-o bem, quebra um bom galho sem te deixar na mão, eu sempre tenho um comigo, sempre !

Hoje em dia estão fabricando Loopers com a função de ajudar a mantêr a integridade do timbre/tone ligando, conjugando e encadeando apenas os efeitos que usará em determinado contexto.

Eu pessoalmente não gosto de loopers, também não uso muitos pedais, uso 5 contando com meu afinador e booster, logo torna-se desnecessário a mim, mas gosto é gosto e cada um têm o seu.

Novamente: teste sempre, pois às vêzes a perda (quando há) é ínfima, com volume alto e tocando suas Jams e Gigs isto se compensa fácilmente.

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !